quarta-feira, 23 de abril de 2014

Sem glúten, com sabor

    Oi pessoal!!!
    Como todos sabem eu ando nessa de dieta (nunca emagreço... :(  ) e vivo em busca de opções light ou menos calóricas para continuar comendo. Porque eu amo comer!!!
Esses dias encontrei uma receita de bolo de chocolate sem glúten bem perto da Páscoa, imagina a minha alegria!!!! Como ele não tinha uma cobertura e bolo sem cobertura é meio sem graça, fui atrás de uma cobertura vegana que vi no programa da Bela Gil.
    Mas o que acontece; meu pai está precisando controlar o açúcar e ele adoooora um bolo, então substitui todo o açúcar das duas receitas por adoçante forneável. O bolo ficou muito bom com o adoçante mas a cobertura... Recomendo que façam a cobertura original. Se você não estiver podendo com açúcar, não use a cobertura. Se você quiser um bolo molhadinho, faça uma mistura de água ou leite desnatado com essência de rum e cacau, fure o bolo com um garfo e derrame a calda. Se quiser, embrulhe em papel alumínio e leve a geladeira. Você terá um bolo gelado delicioso e sem glúten.  :)



 Vamos à receita então:

BOLO DE CHOCOLATE SEM GLÚTEN

*7 ovos
*7 colh. (sopa) de açúcar ou adoçante forneável
*7 colh. (sopa rasa) de cacau em pó
*4 colh. (sopa) óleo
*2 colh. (sopa) de margarina
*100g de coco ralado seco
*1 colh.(sopa) fermento em pó

- Bata as claras em neve com o açúcar (ou adoçante). Quando estiver bem firme, adicione as gemas e bata até ficar bem homogêneo.
- Ainda batendo acrescente o óleo e a margarina. Não se assuste, vai murchar mesmo.
- Desligue a batedeira e misture manualmente os ingredientes restantes, tentando manter a leveza da massa.
- Em uma forma alta de aproximadamente 15x30 forrada com papel manteiga previamente untado com óleo, derrame a massa. Asse por aproximadamente 10 minutos em forno 180°c pré-aquecido.
A forma não pode ser muito grande senão ele ficará baixinho.
Ele assa rápido mesmo, porque fica muito parecido com o pão de ló, mas o tempo varia de forno para forno.


COBERTURA VEGANA

*4 colh (chá) de Ágar-ágar¹
*500 ml de água
*3/4 xic. de cacau em pó
*1 xíc. açúcar mascavo
*4 colh. (sopa) de melado

- Dissolva todos os ingredientes na água antes de levar ao fogo.
- Leve ao fogo sempre mexendo até levantar fervura. Abaixe o fogo e continue mexendo por mais uns 3 minutos até tudo dissolver.
- Vai ficar bem líquido, para passar no bolo é preciso esperar esfriar, pois ele ficará com uma textura mais cremosa. No caso, faça a cobertura antes do bolo se você tiver problemas em esperar.

Ágar-ágar¹= Para quem não conhece essa substancia, ela é uma gelatina vegetal retirada de algas, hoje em dia muito consumida pelos veganos já que a gelatina que conhecemos normalmente é de origem bovina (todos sabiam disso, né?). Talvez por isso tenha ficado ruim com o adoçante, já que ela tem um sabor forte e o açúcar mascavo e o melado mascaram esse sabor. Definitivamente adoçante e ágar não combinam... Ah, o ágar-ágar pode ser encontrado em casas de festa ou em loja de produtos naturais.

Bom pessoal, receita entregue e missão cumprida certo?
Espero que gostem!!
Assim que possível estarei de volta com mais uma gostosura para vocês.

Beijokas!!!! *.*






Um comentário: