quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Torneando e aproveitando!


Olha eu aqui de novo!!!
   Depois de um tempão devendo receitas para vocês né? Rsrsrs... Desculpinha! Fim de ano é sempre corrido mesmo.

Hoje vou dividir com vocês uma técnica que pode ser aplicada a vários legumes: o torneamento.
Legumes torneados ficam muito bonitinhos em guarnições, cozidos e saladas.
Fiz um video para explicar melhor:



Espero que tenham conseguido visualizar bem. Como disse no video, as cenouras podem ser branqueadas (pré-cozidas) e guardadas no congelador em saco plastico. Elas se passam perfeitamente por cenourinhas baby. Você pode usa-las inclusive cruas para ficar beliscando. Para quem está de dieta é perfeito.

   Mas quando terminar o torneamento, você irá se deparar com essa cena:
Jogar fora todas essas aparas está fora de cogitação certo?
    Podemos usá-las bem picadinhas na massa do bolo (as crianças não vão nem se tocar que estão comendo verduras), misturadas no arroz branco ou arroz com galinha... Mas eu gosto mesmo é de usar no suflê. Huuuum é uma delicia!!!!
Podemos aproveitar vários legumes assim (até mesmo as cascas de cenoura, batata, chuchu... tudo bem lavado claro). Gosto de usar as folhas e talos do brócolis também, como o talo é muito fibroso, corto em rodelas finas. Aaaahh a base da couve-flor também é legal.

Mas vamos aos ingredientes:
  • 3 xic. de legumes crus (aparas, talos, folhas...)
  • 1xic. de molho branco (receita no post da lasanha de berinjela http://danizimmer.blogspot.com.br/2012/02/amiga-berinjela.html )
  • 2 gemas
  • 3 claras batidas em neve
  • Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
1) Misture os legumes, as gemas e o molho branco e tempere. Acrescente as claras em neve agregando tudo suavemente (as claras não podem se desfazer demais pois elas que darão leveza ao suflê)
2) Coloque a mistura em um refratario de vidro ou porcelana que possa ir ao forno. (Untado com manteiga)
3) Asse em forno pré aquecido a 180°c até que o suflê cresça e fique dourado em cima.

OBS: ele precisa sair do forno e ser servido imediatamente pois a tendencia é murchar apos sair do forno, então não faça com antecedencia. Nada mais triste do que um suflê murcho... :(




Como já disse a vocês, não poupem a imaginação. A base pode ser usada e substituir os legumes por frango, ou cubos de presunto e queijo, ou um suflê de 4 queijos hummmm, ai credo! Gula sai de mim, kkkk.

    Bom meus amores, espero que tenham gostado e que aproveitem bem a técnica e essa receitinha coringa de suflê que pode ser uma bela guarnição para qualquer carne como esse franguinho recheado da foto.
(já que eu sei que vocês vão querer a receita: eu fiz um talho na parte interna do peito de frango e soquei queijo com oregano lá dentro. Fechei com palitos de dente e grelhei normalmente o peito. Tem que grelhar tampando a panela e adicionando um pouco d'agua as vezes pois como é muito grosso precisa de mais tempo pra cozinhas dentro. Aaaah não esqueça de retirar os palitos na hora de servir, eu jurei que tinha engolido um e fiquei acordada a noite toda achando que ia morrer, kkkkk. Coisa de gente louca...)





Bjokas meus lindos!!!
Até mais... :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário