sábado, 7 de janeiro de 2012

Oriente-se!!!!

Olá a todos!!!
Vamos começar as postagens de 2012 com o pé direito, publicando enfim o passo a passo do sushi.



Antes de mais nada gostaria de deixar claro algumas coisas:
1° Eu estava de licença maternidade quando as aulas de sushi foram dadas na faculdade, então nunca tive contato com a técnica correta.
2° Adoro sushi, sou curiosa e teimosa, então acabei desenvolvendo minha própria técnica. (hahaha)
3° Vou ensinar um sushi bem particular, fácil e adaptado sem grandes frescuritis, para que qualquer possa fazer, por tanto, espero não ser apedrejada pela comunidade japonesa ou qualquer simpatizante.

Então, acho que podemos começar.
Partiremos do arroz, que eu uso o comum, de casa mesmo. Se você quiser comprar o arroz próprio para sushi, melhor ainda. O arroz para o sushi precisa ser "liguento" para ser manuseado e não se soltar da alga.



  • 1 1/2 copo de arroz
  • 50 ml de vinagre de arroz
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1colher de chá de sal.
  • Água
  1. Em uma panela coloque o arroz, o açúcar, o sal e água até cobrir o arroz.
  2. Mexa constantemente, pois assim o amido do arroz se solta e dará o efeito "papa" que se deseja. Conforme a água for secando, adicione mais até que o arroz esteja bem cozido e grudento como na foto.
     3. Adicione o vinagre, deixe evaporar um pouco mexendo sempre. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Quanto aos recheios, eu vou dar algumas opções, mas você pode seguir sua imaginação e o céu é o limite:
  • Kani com cream cheese
  • Manga com cream cheese
  • Salmão batido com cream cheese
  • Sushi invertido com tomate seco e cream cheese
OBS: Como vocês puderam perceber, eu coloco cream cheese em todos, porque eu sou gorda e gordo adora uma gordíce. Kkkkkkkkkkkkkkkk.

Vocês vão precisar de uma esteira própria para montagem de sushi (ela vai ajudar muito na hora de enrolar), a nori (a alga para enrolar o sushi) e de uma boa faca, coisa que vocês vão ver que está me faltando, rsrsrs.
Dessa vez resolvi gravar um vídeo, para ensinar a montagem do sushi ao invés de usar fotos. Espero que ajude. Desde já, peço desculpas pela minha voz de desenho animado: (Hahaha)







Agora o wasabi! Ele é encontrado em lojas ou departamento de produtos orientais nas grandes redes de supermercado em dois formatos: pó e pasta (numa bisnaga tipo pasta de dente). NÃO COMPRE A PASTA! Ela não dá o mesmo efeito do pó, que desentope até o nariz, hehehe.
É muito simples, basta adicionar água ao pó aos poucos até atingir a consistência desejada como mostram as fotos:


Prontinho minha gente, agora é só praticar.
Para acompanhar, sugiro um espumante ou frisante, talvez até uma cerveja de trigo. O importante são as bolinhas, elas dão um efeito muito especial com os sabores do sushi..
Então, é o que tem para hoje pessoal.
Espero que tenham gostado e possam aproveitar.

Bjokas e até a proxima!!!!!!!!!!

Um comentário: